O projecto de interligação eléctrica entre Moçambique e Maláui, conheceu um novo avanço, podendo estar concluído em Dezembro deste ano, abrindo assim um novo capítulo na integração regional.
A garantia foi dada ontem, terça-feira (06), pela SINO HYDRO, empresa encarregada pela construção da subestação de Matambo, na província de Tete, centro de Moçambique.
Uma publicação da Rádio Moçambique refere que depois de sucessivos adiamentos do prazo da entrega da empreitada, devido a dificuldades de vária ordem, o empreiteiro assegurou que neste momento as obras de construção da subestação de Matambo, estão há cerca de 60% de execução, acreditando-se que nos próximos dois a três meses será feito o comissionamento da mesma para posterior entrega.
Citado na mesma publicação, o representante da empresa SINO HYDRO, Yang Yanlong adiantou, igualmente, durante uma missão da imprensa malauiana, que o lançamento da linha de transporte da corrente eléctrica nos 141 quilómetros que compreendem o território moçambicano, estão já erguidas 100, das 304 torres previstas.
“O prazo do término da empreitada, foi reiterado pelo fiscal das obras civis, Firmino Langa, quem faz votos para que o fornecimento do material seja feito na actual dinâmica para que esta nova data limite, não seja mais uma vez ultrapassada”, enfatizou Yang Yanlong.
A subestação em construção, terá uma capacidade instalada de 400 Megawatts e destes, Maláui irá apenas importar 120 Megawatts.
A infra-estrutura, com uma extensão de 218 quilómetros, está orçada em 62 milhões de dólares, dos quais 35 milhões de dólares estão a ser usados para construção da linha na parte do território moçambicano (com 142 quilómetros) e o restante para parte da infra-estrutura que está no Maláui.
Para a Electricidade de Moçambique, “além de interligar os sistemas de energia de ambos países, interconectando o Maláui ao mercado bilateral e regional de energia, este projecto representa uma oportunidade acrescida para Moçambique com a possibilidade de exportação de energia excedentária para os países vizinhos”.
A infra-estrutura vai partir da subestação de Matambo, até à fronteira com o Maláui, em Zobué.
(Foto DR)
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