Arrancam hoje em Moçambique, os exames finais da 6.ª e do 4º ano do Ensino de Adultos e Jovens do ensino primário. As provas são o culminar do processo de aprendizagem referente ao presente ano lectivo 2024.
Os exames ocorrem num momento em que o país, sobretudo as zonas urbanas, vivem um clima de instabilidade causado por manifestações pós-eleitorais, marcadas por focos de violência.
Segundo uma publicação do jornal Notícias, apesar deste cenário, o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) decidiu não mexer no calendário escolar do presente ano lectivo, cuja conclusão está prevista para 22 de Dezembro, até porque as matrizes dos exames foram enviadas às escolas há algumas semanas.
Assim, hoje têm lugar exames das disciplinas de Língua Portuguesa e Ciências Naturais e amanhã os de Matemática e Ciências Sociais.
Já na próxima semana, que coincidirá com o arranque dos exames da 10.ª e 12.ª classes, os alunos do Ensino Primário e do 4.º ano do Ensino de Adultos e Jovens que não se fizerem presentes na primeira chamada serão submetidos às provas da segunda chamada, desde que justifiquem a ausência.
Por sua vez, a segunda chamada dos exames do Ensino Secundário vai decorrer de 9 a 13 do próximo mês.
(Foto DR)
Deixe uma resposta