A ligação rodoviária entre as cidades de Tete e Moatize, na província de Tete, será finalmente assegurada por uma ponte alternativa (metálica) com 420 metros de comprimento e um custo de cerca de 800 milhões de meticais.
O estudo técnico-geológico, iniciado na última quinzena de Fevereiro do corrente ano, teve uma duração de 45 dias, e resultou na elaboração do projecto executivo de engenharia e o estabelecimento de condições técnicas que permitiram o início das obras físicas em finais de Maio deste ano.
O empreiteiro da obra garantiu ao Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, durante uma visita de trabalho efectuada aquela região central do País, que a construção da ponte alternativa, em circunstâncias normais, poderá ser construída em cerca de cinco meses.
A infra-estrutura em construção comportará duas faixas de rodagem e 1.5 metros mais alta que a actual e, está sendo projectada para acomodar a passagem segura de tráfego de viaturas ligeiras e pesadas, incluindo as de origem/destino do hinterland e melhorar o acesso a serviços essenciais como hospitais, escolas e mercados, especialmente para comunidades que anteriormente tinham dificuldade de acesso.
Com a conclusão das obras ficará interdito a passagem de veículos pesados pela ponte Samora Machel.
A nova ponte terá um impacto positivo na economia local, facilitando o transporte de mercadorias e melhorando a conectividade entre Tete e Moatize. Além disso, a nova infraestrutura vai estimular o desenvolvimento económico da região, principalmente para Moatize, conhecida por sua mineração de carvão e proporcionará uma solução para os desafios enfrentados após a passagem da tempestade tropical ANA, que destruiu 120 metros do tabuleiro da ponte Revúbuè e arrancou cinco pilares, cada um com um peso de 750 toneladas. A reabilitação possível foi a um nível que só permite a passagem de velocípedes e peões. (Comunicado)
Deixe uma resposta