Teste PCR deixa de ser obrigatório para assintomáticos em Inglaterra. Segundo a Agência de Segurança da Saúde britânica, a medida será temporária e visa evitar enchentes nas marcações.
Com o aumento do número de casos devido à variante Ómicron, o Reino Unido deparou-se com a dificuldade no agendamento de testes, estando agora a privilegiar os testes rápidos. Quem continua a fazer teste PCR são as pessoas que apresentam um dos três principais sintomas de Covid-19 – alta temperatura, tosse e perda ou alteração do olfato ou paladar.
De acordo com as autoridades sanitárias da Inglaterra, no dia 28 de Dezembro foram realizados um total de 630.768 testes PCR, sendo que atingiu o valor de 698.502 testes PCR a 6 de Janeiro e 613.496 no domingo, dia 9.
Desde dia 6 que os viajantes deixaram de ter de apresentar teste negativo de Covid-19 antes de embarcar para a Inglaterra e, se estiverem vacinados, não precisarão de ficar isolados enquanto aguardam o resultado de um exame PCR feito à chegada.
O Reino Unido atingiu o número mais elevado de novos casos de Covid-19 na na terça-feira passada, com 218.724 infecções. O país regista, desde o início da pandemia, um total de 14.617.314 infecções de Covid-19.