INGD recebe mais apoio dos parceiros para fazer face à presente época chuvosa

O Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD) anunciou, esta quarta-feira, que vários parceiros deram as suas contribuições para fazer face à presente época chuvosa e à situação das cheias.

Durante o Conselho Coordenador de avaliação de risco e desastres para avaliar a situação de emergência do país, a Presidente do INGD, Luísa Meque, disse à imprensa que discutiram o défice do Plano de Contingência 2022/2023.

“Também discutimos o défice de 7.4 mil milhões de meticais do Plano de Contingência para fazer face à presente época chuvosa. Continuamos a mobilizar fundos para termos esse valor e vários parceiros deram as suas contribuições”, explicou, destacando o apoio do Programa Mundial de Alimentação (PMA), UNICEF, Organização das Nações Unidas.

Segundo a Presidente do INGD, os parceiros não avançaram as suas contribuições em números, mas em artigos.  Por exemplo, o UNICEF adiantou que vai doar tendas escolares para as crianças que ficaram sem escolas.

Os outros parceiros também não quantificaram os seus apoios, mas todos contribuíram no sentido de ajudar a aliviar a situação que o país vive. Luísa Meque precisou que as áreas prioritárias são a educação, infra-estruturas, saúde e agricultura.

“Neste momento, o nosso grande desafio é responder em menos tempo aquilo que são os danos causados”. Segundo a Presidente do INGD, desde o início das chuvas intensas a nível da região sul do país já foram registados 10 óbitos e afectadas cerca de 43.426 pessoas. (Carta)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.