O Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou que os preços em Moçambique verificaram um aumento de 0,03% em Março, quando comparados com os do mês anterior.
De acordo com a entidade, a divisão de Vestuário e calçado destacou-se, ao contribuir no total da variação mensal com cerca de 0,04 pontos percentuais (pp) positivos.
“Analisando a variação mensal por produto, é de destacar a subida de preços da cebola (6,8%), de refeições completas em restaurantes (0,8%), do peixe fresco (2,0%), do arroz em grão (1,0%), de veículos automóveis ligeiros em segunda mão (2,7%), de sapatos para crianças (5,1%) e de capulanas (1,3%). Estes contribuíram no total da variação mensal com cerca de 0,17 pp positivos”, descreveu o INE no relatório do Índice de Preços no Consumidor (IPC) que o MZNews teve acesso.
Entretanto, alguns produtos com destaque para o tomate (2,8%), o milho em grão (6,8%), o carapau (1,1%), a couve (2,3%), a farinha de milho (1,0%), os cobertores e mantas (2%) e a batata-reno fresca (3,6%), contrariaram a tendência de subida de preços, ao contribuírem com cerca de 0,13pp negativos no total da variação mensal.
Deixe uma resposta