Indústria petrolífera deve estabelecer objectivos em matéria de carbono na COP28, afirma o CEO da TotalEnergies

As empresas petrolíferas e de gás do mundo devem estabelecer objectivos de redução das emissões de gases com efeito de estufa até 2030 na próxima conferência mundial sobre o clima COP28, afirmou na quarta-feira o CEO da empresa francesa TotalEnergies, Patrick Pouyanne.

“Se pudermos trazer alguma coisa para a COP28 como indústria do petróleo e do gás… não só as IOC (empresas petrolíferas internacionais), mas também as NOC (empresas petrolíferas nacionais) devem ter alguns objectivos”, disse Pouyanne na conferência do Seminário da OPEP.

As empresas devem estabelecer objectivos para reduzir as emissões de metano, um potente gás com efeito de estufa que escapa das infra-estruturas de petróleo e gás, bem como objectivos para reduzir a poluição das suas próprias operações, conhecidas como emissões de âmbito 1 e 2, até ao final da década, afirmou Pouyanne.

A definição de objectivos ajudaria a “demonstrar ao mundo que esta indústria é capaz de reduzir as emissões”, afirmou.

A grande maioria das emissões do petróleo e do gás é produzida pela queima e consumo de combustíveis, conhecidas como emissões de âmbito 3, enquanto as emissões da sua extracção e produção representam normalmente cerca de 15% da pegada de carbono global das empresas.

A COP28 terá lugar nos Emirados Árabes Unidos, um grande produtor de petróleo e gás, em Novembro e Dezembro.

A TotalEnergies e as suas rivais europeias fixaram objectivos de redução das emissões de âmbito 1, 2 e 3, enquanto as suas congéneres norte-americanas e várias das principais empresas petrolíferas nacionais apenas fixaram objectivos de redução das emissões das suas próprias operações.

Os cientistas dizem que o mundo precisa de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em cerca de 43% até 2030, em relação aos níveis de 2019, para ter alguma hipótese de cumprir o objetivo do Acordo de Paris de 2015 de manter o aquecimento bem abaixo dos 2 graus Celsius (3,6 Fahrenheit) acima dos níveis pré-industriais.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.