O Purchasing Managers Index™ (PMI™) do Standard Bank revelou que em Janeiro, a actividade empresarial em Moçambique sofreu uma contração pelo terceiro mês consecutivo e ao ritmo mais acentuado em exactamente dois anos.
Os dados constam no relatório mensal do do Standard Bank Moçambique consultado esta terça-feira, pelo MZnews, destacando que as tendências de produção e novas encomendas continuaram a piorar, resultando na primeira queda no emprego desde Fevereiro de 2022. Além disso, a aquisição de meios de produção, segundo inquérito PMI, também caiu vincadamente, o que ajudou a manter as pressões relativas aos custos a um nível baixo e os preços de venda estabilizados.
Segundo o Standard Bank, o principal valor calculado pelo inquérito é o Purchasing Managers’ Index™ (PMI™), no qual valores acima de 50,0 apontam para uma melhoria nas condições das empresas no mês anterior, ao passo que valores abaixo de 50,0 mostram uma deterioração.
Assim, em Janeiro, o principal indicador do PMI ficou abaixo dos 50,0 pelo terceiro mês consecutivo, descendo para 47,8 face aos 48,8 registados em Dezembro. O registo foi o mais baixo desde Janeiro de 2022, mas assinalou uma deterioração moderada na saúde da economia do sector privado.
De acordo com o Standard Bank Moçambique, apontando o índice PMI, os níveis de produção nas empresas moçambicanas diminuíram a um ritmo mais rápido no início do ano. “A contração deveu-se, em grande medida, a um enfraquecimento das carteiras de encomendas, já que os dados do inquérito também assinalaram declínios consecutivos nas vendas”, lê-se no relatório.
Para o economista-chefe do Standard Bank Moçambique, Fáusio Mussá, “esta situação reflecte principalmente quedas na produção, nas novas encomendas, no emprego e nas aquisições, o que aponta para uma fraca procura agregada”, sublinhando que os registos do PMI abaixo do valor de referência de 50 sugerem contracções mensais na actividade económica.
Contudo, apesar do declínio na actividade, as empresas permaneceram optimistas quanto aos níveis de produção no próximo ano, uma vez que é esperado um aumento das vendas, dos lucros e do investimento.
Deixe uma resposta