A Índia passou a ser, em 2022, a quinta maior economia mundial, ultrapassando o Reino Unido, de acordo com os últimos números do Fundo Monetário Internacional (FMI) citados pelo site de economia “El Economista”, numa lista liderada pelos Estados Unidos da América. Para 2030, a perspectiva é que a China chegue ao topo da tabela.
No ranking actual, e logo depois do EUA, seguem-se a China, Japão e Alemanha como as maiores economias do mundo.
A ultrapassagem da Índia ao Reino Unido deveu-se a factores como o Brexit e a possibilidade de uma recessão em terras britânicas, explica o “El Economista”.
A mesma publicação, citada pelo jornal Económico, avança que a breve trecho a Índia tem a perspectiva de ultrapassar o Japão e a Alemanha, e provavelmente, a China. A favor da Índia está o crescimento populacional existente no país.
A projecção para 2030 coloca a China como a maior economia mundial seguida pelos Estados Unidos e pela Índia. Segue-se o Japão e a Alemanha.
Contudo, os analistas consideram que o crescimento da economia da Índia está dependente do sucesso na implementação de reformas estruturais contínuas como a liberalização comercial e financeira, investimento em infraestruturas e capital humano e a reforma do mercado laboral, refere o “El Economista”.
Deixe uma resposta