O ministro dos Negócios Estrangeiros da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, garantiu ontem, na audiência concedida pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, a disponibilidade do seu país de continuar a apoiar os projectos prioritários de desenvolvimento de Moçambique, com enfoque para a expansão da rede sanitária, abastecimento de água, electrificação rural e agricultura.
O ministro indiano considerou as relações entre Moçambique e Índia sólidas, com resultados notáveis nas áreas de estradas, transporte ferroviário e energia.
“Dei a garantia ao Presidente Nyusi, da parte do primeiro-ministro Narendra Modi, de que quaisquer que sejam as prioridades de desenvolvimento de Moçambique, vamos responder positivamente. Esta é a forma como a Índia estabelece cooperação, perguntando aos parceiros quais as suas prioridades”, acrescentou o governante indiano, citado pelo jornal Notícias.
Mesmo com o fim da pandemia da Covid-19, a área de saúde continua a ser uma prioridade nas relações entre Moçambique e Índia, havendo disponibilidade deste país apoiar a iniciativa presidencial “Um Distrito, Um Hospital”.
Deixe uma resposta