Imobiliária do Grupo Visabeira penhora empreiteira por dívida de 14,9 milhões de meticais

Imobiliária do Grupo Visabeira penhora empreiteira por dívida de 14,9 milhões de meticais

A empresa de construção civil Sociedade Geral de Empreitadas, Lda. (SOGEM) está a ser penhorada pela Sociedade de Gestão Imobiliária, Lda. (SOGITEL), do Grupo Visabeira, por uma dívida de 14,9 milhões de meticais.

Através de uma acção especial conduzida pelo Tribunal da Cidade de Maputo (1ª Secção Comercial) a SOGEM passou para uma situação de insolvência por não honrar com o compromisso para com a SOGITEL. O negócio estava relacionado com a reabilitação de dois imóveis, que originaram a dívida, segundo a Carta de Moçambique.

A SOGEM reconhece a falha no compromisso, mas não paga a dívida mesmo depois de ter sido abordada para honrar o acordo. A empreiteira alega estar numa situação financeira desfavorável para o efeito, avança o portal citando uma sentença datada de 20 de Dezembro de 2022.

“Por esses factos, dou provimento ao pedido e declaro insolvente a SOGEM”, decidiu o Juiz de Direito, João de Almeida F. Guilherme. Além disso, de entre outras decisões, nomeou, para administrador da insolvência, o advogado Nelson José Mutambe.

Escasseiam informações detalhadas sobre a SOGEM, mas consta que, até Dezembro passado, se encontrava domiciliada na cidade Maputo, na Avenida Kenneth Kaunda, nº 403.

A SOGITEL (parte do grupo Visabeira) está posicionada no sector da construção e infra-estruturas e está presente em Moçambique desde 1993. Actua em projectos e execução de empreendimentos imobiliários; construção civil; criação de infra-estruturas e espaços verdes; reabilitação e gestão de imóveis próprios e outros, bem como compra, venda e aluguer de propriedades.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.