Hoje há “Jazz no Franco”

Hoje há “Jazz no Franco”

O Centro Cultural Franco-Moçambicano acolhe hoje (sábado) a VII edição do Festival Jazz no Franco, a decorrer nos palcos do Jardim e Sala Grande.

O evento acontece por ocasião do Dia Internacional do Jazz, que se comemora a 30 Abril.

Para esta edição foram convidados os artistas moçambicanos João Cabral e Stélio Mondlane’s Project Evolution; bem como Bokani Dyer Trio (África do Sul) e Hugo Corbin Quartet (França).

O evento contará ainda com a actuação do DJ moçambicano Dub Rui.

O Dia Internacional do Jazz foi criado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e anunciada pelo pianista e embaixador da boa vontade da UNESCO, Herbie Hancock. Foi celebrada pela primeira vez em 2012.

A comemoração tem como objectivo lembrar a importância deste género musical e o seu contributo na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história. O jazz está associado à luta pela liberdade e à abolição da escravatura.

Para promover o Dia Internacional do Jazz decorrem vários concertos de jazz em todo mundo, promovidos por escolas, grupos e músicos, com o intuito de apresentar à população este género musical. O jazz é um estilo musical que apela à criatividade e à improvisação. (Texto  Notícias)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.