HIV/SIDA: Índice de positividade cai 5%

HIV/SIDA: Índice de positividade cai 5%

Reduziu para 5% a taxa de positividade do HIV nos serviços de aconselhamento e testagem de saúde, no período entre 2020 e 2024 na província de Maputo.

Informações publicadas pelo Serviço Provincial de Saúde de Maputo, indicam que a taxa passou de 7%  em 2020 para 2% no terceiro trimestre de 2024.

“Este dado reflecte avanços na resposta multissectorial ao HIV na região”, lê-se no documento daqueles serviços, que é citada pelo “Notícias.”

De acordo com a fonte, o mesmo documento refere que cerca de 260 mil pessoas vivem com HIV na província de Maputo, sendo 248 mil adultos e 12 mil crianças.

“Actualmente, a província conta com 195.853 adultos e 10.278 crianças em tratamento anti-retroviral. Os números indicam um esforço contínuo do sector da Saúde  para garantir o acesso ao tratamento e melhorar a qualidade de vida das pessoas afectadas pelo HIV”, refere a nota.

A taxa de supressão viral na província atingiu 96%, um marco importante para prevenir a transmissão do vírus e melhorar a saúde dos pacientes.

“O resultado deve-se à ampliação dos serviços de tratamento anti-retroviral, que estão disponíveis em 19 das 22 unidades sanitárias dos oito distritos da província”, frisa.

As autoridades de saúde apelaram à continuidade do envolvimento da comunidade, líderes religiosos e outras partes interessadas na resposta ao HIV.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.