HCB produz 77% da energia consumida no país

HCB produz 77% da energia consumida no país

A completar 15 anos desde que passou para a gestão de Moçambique, hoje, a Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) e responsável por 77% da energia eléctrica consumida no país, segundo o Presidente das República (PR).

Para Filipe Nyusi, a HCB desempenha um papel crucial no desenvolvimento do país, e a reversão da empresa representa a capacidade de gestão dos moçambicanos.

“A reversão da HCB e a disponibilidade de energia limpa trouxeram activo económico para salto qualitativo do nível de vida dos moçambicanos”, disse o PR, citado pelo “O Pais”.

O presidente, que falava em Tete por ocasião dos 15 anos da reversão a da barragem, também disse que a reversão da HCB para Moçambique é resultado da independência do país, considerando que se deve celebrar a resiliência dos quadros moçambicanos na empresa porque o mais difícil e garantir a sua manutenção.

Citado pela Televisão de Moçambique, o Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias disse que “a HCB mantém firme a sua missão de produzir energia reafirmando a capacidade dos moçambicanos em liderar este grande empreendimento que serve as comunidades locais o país e a região da África Austral”.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.