A vacinação é actualmente a solução mais eficaz na prevenção de covid-19, mas há outras soluções que poderão revolucionar o mercado. Há uma pastilha elástica capaz de travar a transmissão do vírus.
Trata-se de uma pastilha elástica experimental que contem uma proteína que “retém” as partículas do coronavírus e que pode limitar a quantidade de vírus na saliva e ajudar a conter a transmissão quando as pessoas infectadas estão a falar, respirar ou tossir.
Segundo os investigadores da Universidade da Pensilvânia que se dedicam ao estudo da Terapia Molecular, esta pastilha elástica tem, na sua composição, cópias da proteína ACE2 encontrada na superfície das células, que o vírus usa como porta de entrada para invadir as células e infectá-las.
“Em testes de laboratório, demonstrou-se que com o uso da pastilha elástica a carga viral nas amostras caiu mais de 95%”, referem os investigadores, sublinhando que: “que esta pastilha seria particularmente útil em países onde as vacinas ainda não estão disponíveis ou não são acessíveis”.