Chama-se Bioo, é uma empresa de biotecnologia que nasceu em Espanha, e que procura desenvolver soluções tecnológicas inovadoras. A ideia da empresa é promover um futuro mais sustentável.
Segundo a empresa, através do projecto Bioo Panel, que é instalado no subsolo, é possível gerar e fornecer energia através das bactérias que estão no solo. Este painel natural produz 20Wh por cada metro quadrado, por ano, e é aplicável em jardins e parques.
Para tal, a empresa criou também baterias biológicas que produzem electricidade a partir do solo. “Quando os microrganismos presentes no solo decompõem a matéria orgânica, são libertados electrões, que por sua vez geram energia. A ideia é que estas baterias sejam aplicadas na agricultura, num futuro próximo, através do Bioo Sensor”, explicam os criadores, desatacando que “além desta solução ser ecológica, é mais barata que as baterias tradicionais e que os painéis solares”.
Entretanto, outros projectos da empresa vão desde a utilização das plantas como interruptores biológicos de luz, até um jardim botânico biotecnológico, onde as plantas tocam notas musicais ou instrumentos – tudo isto como reação ao toque humano.