“Há risco do terrorismo se estender a toda região Austral”, alerta missão militar da SADC

A missão militar conjunta da África Austral em Moçambique (SAMIM, sigla em inglês) considera que o terrorismo poderá alastrar-se a toda a região da África Austral se não for resolvido com urgência.

Segundo o porta-voz da SAMIM o terrorismo em Cabo Delgado é “multifacetado”. “O terrorismo no norte de Moçambique pode alastrar-se a toda a região Austral se não for contido e resolvido”, afirmou Mpho Molomo esta segunda-feira, numa intervenção por videoconferência no seminário do Instituto de Estudos de Segurança (ISS) de Pretória, sobre a intervenção de forças estrangeiras no combate da insurgência em Cabo Delgado.

“A intervenção militar regional permitiu pacificar a região, mas é evidente que existe um elemento externo, porque alguns insurgentes são de fora, e também há a indicação clara de algumas manifestações locais”, salientou.

Para o porta-voz, o “sucesso” na guerra em Cabo Delgado passa por “várias abordagens”, nomeadamente pela “reconstrução” daquela região do país, salientando que “o Governo desenvolveu um programa de reconstrução que requer 300 milhões de dólares e está a trabalhar com outros parceiros internacionais na implementação desse processo”.

Entretanto, Mpho Molomo sublinhou que “as guerras deste género demoram muito tempo e a reconstrução não é algo alcançável num curto espaço de tempo”.

Partilhar este artigo