Existem pessoas com “medo” das novas notas. Zandamela pede calma à população

Existem pessoas com “medo” das novas notas. Zandamela pede calma à população

O Banco de Moçambique (BM) introduziu no país uma nova série de notas de moedas do Metical, no dia 16 deste mês. A série 2024 vem acompanhada de transformações visuais e de segurança.

Conforme o BM, a nova série vai circular em simultâneo com as notas e moedas introduzidas a partir de 01 de Julho de 2006.

O primeiro anúncio da introdução da nova série data de 17 de Maio passado e, um mês depois, existe quem não se preparou para a “nova realidade”.

A realidade mostra que a nova série não está a ser de fácil aceitação, havendo até comerciantes a recusar transacções. O MZNews apurou que isso deriva da fraca divulgação da informação pelo Banco Central até à data da introdução da série 2024. Mas também, alega-se a semelhança com moedas estrangeiras com o Rand sul-africano e o Euro europeu.

O Governador do BM, Rogério Zandamela, parece estar a par do “imbróglio” e, este domingo (16), na Vila de Mueda, província de Cabo Delgado, por ocasião das celebrações do Dia do Metical, do Massacre de Mueda e da Criança Africana, pediu calma à população.

Aquele dirigente do Banco Central sublinhou que as notas e moedas da nova série do metical são  seguras que as antigas e integram componentes que facilitam a sua identificação, por parte das pessoas com deficiência visual.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.