Há pelo menos três moçambicanos entre os feridos numa mina ilegal na África do Sul

Há pelo menos três moçambicanos entre os feridos numa mina ilegal na África do Sul

Pelo menos três moçambicanos estão entre os oito feridos nos incidentes registados na última segunda-feira (26), quando a polícia e militares sul-africanos cercaram uma mina abandonada, em Daggafontein, na cidade de Springs, onde estrangeiros praticam a mineração ilegal.

Os dados foram confirmados pela polícia de Springs salientando que dos oito feridos, um, por sinal zimabaueano, está em estado crítico.

Segundo uma publicação da Rádio Moçambique, as autoridades sul-africanas afirmam estar a investigar para apurar as reais circunstâncias em que se deu o incidente, no qual estrangeiros ilegais ficaram com queimaduras de diversos tipos.

No local, mais de 300 mineiros ilegais foram surpreendidos por uma brigada da polícia e militares sul-africanos, ao fim da manhã da última segunda-feira, no âmbito da operação VALA uMUGODI.

De acordo com a mesma publicação, ao verem as autoridades, os estrangeiros fugiram para um pântano nas imediações para se esconder. Contudo, para forçar a sua rendição, supostamente os militares terão ateado o fogo que causou essa tragédia.

Ainda assim, prevalece a contradição sobre os números reais deste incidente.

Os próprios mineiros ilegais falam em 11 mortos, na sua maioria zimbabueanos, e referem-se a muitos feridos, que supostamente foram internados em hospitais diferentes e distantes uns dos outros.

As autoridades, por seu turno, não confirmam que tenha sido a polícia ou militares sul-africanos a atear o fogo, dizendo que o caso está a ser investigado.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.