O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, prometeu antecipar as eleições legislativas para 24 de Novembro próximo.
Embaló anunciou a decisão no aeroporto quando partia para a China onde vai efectuar uma visita de três dias.
Ele disse que vai decidir em conformidade com a Constituição da República, depois, entretanto, de consultar os partidos políticos.
O anúncio de Embaló contrariou as expectativas da oposição que pretendiam para este ano as eleições presidenciais. Estas, conforme frisou o Presidente guineense, só deverão ocorrer em 2025.
“O mandato do Presidente é de cinco anos. Agora se quiserem encurtar por quatro anos, tudo bem. Se eu for às eleições agora vou ganhá-las porque este povo não é pateta”, afirmou, notando a exigência dos partidos políticos para a realização das presidenciais este ano.
Neste sentido, o Presidente Embaló instou os partidos que não concordarem com o calendário eleitoral, a apresentarem recurso junto ao Supremo Tribunal de Justiça. Por outro lado, garantiu ainda aos guineenses que nunca mais haverá golpe de Estado no país e que, se um dia sair do poder, será sempre através das urnas.
Deixe uma resposta