O Grupo sul africano Nedbank apresentou um excelente desempenho financeiro durante o primeiro semestre de 2022, uma vez que os resultados líquidos aumentaram em 27% para R6,7 mil milhões, impulsionados por um forte crescimento das receitas, um rácio de perda de crédito plano, um melhor desempenho do ETI associada e uma base de despesas bem gerida.
O desempenho do grupo na primeira metade de 2022 reflecte melhorias em todas as métricas chave num ambiente operacional complexo e difícil. “O return on equity (ROE) do grupo aumentou para 13,6% (Junho de 2021: 11,7%), e todas as unidades de negócio da linha de frente geraram ROE acima do custo do capital próprio (COE) do grupo”.
O balanço do grupo permaneceu muito forte. Os rácios de capital CET1 e tier 1 de 13,5% e 15,1% respectivamente maiores do que os níveis a 31 de Dezembro de 2021 e muito acima dos requisitos regulamentares mínimos da SARB.
O rácio médio de cobertura de liquidez (LCR) para o segundo trimestre de 144% e um rácio de financiamento estável líquido (NSFR) de 119% ambos bem acima dos mínimos regulamentares de 100%.
“Na sequência de um forte crescimento dos ganhos e posições robustas de capital e liquidez, o grupo declarou um dividendo provisório de 783 cêntimos, mais 81% de crescimento em relação ao ano anterior e acima do dividendo provisório pré-Covid-19 de 2019”, lê-se no documento enviado na nossa redação.
O documento refere que o volume de negócios do Nedbank Africa Regions (NAR) aumentou mais de 100%, passando de R182m para R574m durante o período, proporcionando um ROE de 15,9%, acima do COE do grupo.
Este aumento é atribuível a um melhor desempenho nas operações dentro da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) e do retorno continuo do investimento associado Ecobank Transnational Incorporated (ETI).
De referir que fora da África do Sul, o Nedbank tem operações em cinco países da SADC, através de subsidiárias e bancos em Eswatini, Lesoto, Moçambique, Namíbia e Zimbabué, com escritórios de representação no Quénia (Nairobi) e no Gana (Accra). Para assegurar a cobertura e os lucros da África Ocidental e Central, o Nedbank tem uma participação de 21% no ETI (também conhecido como Grupo Ecobank).
Deixe uma resposta