O Grupo Nacional de Trabalho da Rede Parlamentar Africana sobre Fluxos Financeiros Ilícitos e Tributação (APNIFFT) em Moçambique passou a contar, desde o dia 9 de Setembro, com uma nova liderança.
O deputado Edson Judite Calisto Nhangumele assume a presidência e o deputado José Manteigas Gabriel a vice-presidência. Lançado oficialmente em 2023, o Grupo Nacional da APNIFFT em Moçambique constitui a unidade básica de engajamento parlamentar destinada a promover reformas legislativas, fortalecer o debate sobre justiça fiscal e impulsionar o combate aos fluxos financeiros ilícitos.
A eleição da nova liderança foi realizada durante a segunda reunião nacional do grupo, em Maputo, um encontro marcado pela reafirmação do compromisso dos parlamentares com a agenda de combate aos fluxos financeiros ilícitos e promoção da justiça fiscal.
Além de escolher a nova presidência, o encontro serviu também para revitalizar a dinâmica de trabalho iniciada em 2023, actualizar a composição do Grupo em conformidade com a nova legislatura e reforçar o alinhamento estratégico com a rede regional APNIFFT, garantindo que Moçambique continue a ter voz activa nas iniciativas regionais e continentais sobre governação fiscal e mobilização de recursos internos. (Texto: CDD)


Deixe uma resposta