Grindrod alcança resultados líquidos de 1,4 milhões de rands

Grindrod alcança resultados líquidos de 1,4 milhões de rands

A Grindrod alcançou um desempenho financeiro positivo em 2023, não obstante o ambiente macroeconómico desafiante e da descida dos preços de algumas das matérias-primas que movimentava na sua carteira.

Os lucros cresceram em 29%, para 1,4 mil milhões de rands, gerou um EBITDA de 2,5 mil milhões, um aumento de 16% em relação ao ano anterior, e aumentou o seu dividendo anual para os seus accionistas em 84%, para 72,4 cêntimos por acção.

De acordo com uma nota da empresa, o porto de Maputo atingiu volumes recorde de 12,6 milhões de toneladas, um crescimento de 28% face ao período anterior.

Os terminais de granéis sólidos da Grindrod em Moçambique movimentaram 12,9 milhões de toneladas, um aumento de 14% em relação ao período anterior, com o terminal da Matola a atingir um desempenho recorde de 8,9 milhões de toneladas, indica a nota da empresa.

“A prorrogação da concessão para exploração do Porto de Maputo até 2058 foi confirmada e concedida formalmente pelo Governo de Moçambique em Fevereiro de 2024 e reflecte positivamente na sustentabilidade das operações e no nosso investimento no porto”, lê-se no documento.

O segmento de Logística da Grindrod apresentou resultados sólidos apesar dos mercados de fretamento moderados e do impacto da alienação de 49% do negócio de transporte marítimo e depósito de movimentação de contentores.

O sector de agenciamento de navios, compensação e expedição continuaram a crescer. Prova disso é que a taxa de implantação de locomotivas fechou forte em 70%, com perspectivas positivas no curto e médio prazo.

“A relação custo-benefício de nossas soluções logísticas integradas será fundamental para sustentar o crescimento dos fluxos de carga de nossos clientes no atual ambiente comercial desafiador. O transporte ferroviário é um facilitador importante para alcançar este objetivo”, disse Xolani Mbambo, CEO da Grindrod Limited.

As operações principais incluem Porto e Terminais, Logística e Grupo e incluem joint ventures.

A concessão foi atribuída à Maputo Port Development Company, na qual a Grindrod detém uma participação de 24,7%. A Grindrod é subconcessionária do terminal de granéis sólidos e do terminal de automóveis no Porto de Maputo, e do terminal de granéis sólidos na Matola.

O porto é composto por várias subconcessões, por exemplo, a Grindrod tem uma subconcessão para gerir um terminal de automóveis e um terminal de granéis sólidos no porto principal e um terminal de granéis sólidos (conhecido como TCM ou terminal da Matola) na Matola.

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