Greve na saúde: Nyusi apela a soluções exequíveis à medida da realidade do país

Greve na saúde: Nyusi apela a soluções exequíveis à medida da realidade do país

O Presidente da República, Filipe Nyusi, apelou hoje aos médicos em greve para retornarem aos seus postos de trabalho enquanto prosseguem as conversações sobre os pontos do caderno reivindicativo da classe.

Paralelamente, Nyusi apelou para que as soluções a serem alcançadas nos diálogos sejam ajustáveis à realidade do país e que seja benéfica para a partes, o Governo e a classe médica.

“Eu quero, revestido de humanismo, apelar aos meus, irmãos, filhos e compatriotas afectos a estas áreas de saúde para se manter-se o diálogo. Mas, nesse caso, muito rapidamente, encontrar soluções conjuntas e exequíveis para a realidade do nosso país, naturalmente, sem prejuízos para nenhuma das partes de modo a sair a ganhar o povo moçambicano, aquele paciente que jurámos servir. E eu tenho fé e esperança de que a mensagem está a chegar. Voltem ao hospital, voltem ao banco de socorros, aos laboratórios, peguem nos volantes das ambulâncias e tratem o vosso e nosso concidadão, e continuemos a conversar como estamos a fazer, e sabem o que estou a dizer. ós gostaríamos de ouvir que amanhã os nossos irmãos retomaram ao trabalho nas unidades sanitárias que se encontram fechadas em prejuízo das comunidades”, referiu.

Nyusi falava na cidade da Matola, na abertura oficial do Festival da Cultura.

Na terça-feira (22), o Governo anunciou a indicação de uma nova comissão chefiada pelo Primeiro Ministro, Adriano Maleiane, para dialogar com a Associação Médica de Moçambique.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.