Governo transforma fundo de reconstrução pós-ciclones em donativo

O Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, João Machatine, revelou recentemente a transformação em donativo da linha de financiamento de 15 milhões de dólares destinado a apoiar as micro, pequenas e médias empresas (MPME), afectadas pelos ciclones Idai e Kenneth na região centro.

Segundo João Machatine, que falava durante a entrega de 90 casas, uma escola e um mercado, no bairro de reassentamento de Mutua, no Dondo, numa primeira fase, apenas cinco milhões de dólares, que se destinava à classe empresarial, sob forma de donativo, será convertido em crédito.

“Estão assim criadas todas as condições básicas para a recuperação das MPME afectadas pelos eventos ciclónicos em 2019 e favorecer a restauração dos postos de trabalho”, garantiu Machatine.

Inicialmente, quando estes valores foram lançados, houve algum desconforto entre a classe empresarial, devido aos critérios impostos pela banca.

“Reflectimos com o Banco Mundial e chegamos ao entendimento de que os 15 milhões de dólares que seriam para o crédito agora passam para moldes de donativo, e os cinco milhões de dólares que se destinavam a donativo ficam para crédito”, frisou o governante.

Entretanto, o presidente do Conselho Empresarial Provincial (CEP), Ricardo Conhaque, presente na cerimónica, afirmou que os beneficiários do valor estão ansiosos em, rapidamente, aceder ao donativo.

“As nossas perdas, devido à passagem do ciclone Idai, foram enormes na cidade da Beira”, anuiu Ricardo Conhaque.

Partilhar este artigo