Governo de Moçambique recebe 6.5 milhões de dólares para implementação de projectos de promoção de resiliência aos desastres nas comunidades afectadas pelos fenómenos naturais e pelo terrorismo.
Segundo avança o Notícias, as acções em causa serão financiadas conjuntamente pelo Governo da Coreia do Sul, através da Agência de Cooperação Coreana (KOICA), e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e implementadas pelo Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD).
Neste âmbito foi assinado ontem, em Maputo, um acordo de financiamento e partilha dos resultados do processo local de avaliação do projecto: “Promoção de Resiliência aos Desastres e da Coesão Social no Centro e Norte de Moçambique”.
A emancipação da mulher e a proteção de famílias mais vulneráveis, nomeadamente deslocados de guerra e portadores de deficiência, são prioritários entre os grupos-alvo.
O projeto vai ser implementado em cinco províncias: Manica, Sofala, Nampula, Cabo Delgado e Niassa, tipicamente as mais afetadas por ciclones.
De referir que A Koica tem um histórico de apoio a Moçambique nos setores da saúde, educação, recursos hídricos e transportes.
Deixe uma resposta