O Governo está a implementar medidas de reestruturação financeira, operacional, de gestão de recursos humanos e de governação corporativa, visando reduzir as dívidas do sector empresarial do Estado e melhorar o seu desempenho operacional.
O Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, disse hoje no Parlamento, que o propósito do Executivo é de tornar as empresas viáveis e rentáveis.
“Essas acções que temos vindo a implementar estão a permitir que as empresas funcionem tecnicamente bem, cobrando efectivamente o que é devido de modo a evitar a acumulação de dívidas, assim como a preverem nos seus orçamentos despesas para a realização de actividades sociais e de interesse público”, enfatizou Maleiane citado pelo jornal Notícias.
Na sessão de perguntas ao Governo hoje iniciada e que termina amanhã, quinta-feira, Maleiane revelou que o Executivo assinou recentemente contratos-programa com as empresas Electricidade de Moçambique (EDM), para garantir a electrificação das sedes distritais e postos administrativos, bem como as Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), “para assegurar a ligação aérea de todas as capitais provinciais e rotas não rentáveis”.
Em 2018, recorde-se, foi aprovada a Lei do Sector Empresarial do Estado, que tem em vista a profissionalização das empresas públicas e participadas pelo Estado, e como as empresas existentes podem ser transformadas.