Governo quer implementar sistema digital integrado na fronteira de Machipanda

Governo quer implementar sistema digital integrado na fronteira de Machipanda

Governo considera urgente a implementação de um sistema digital integrado que permite um desembaraço aduaneiro mais eficiente entre Moçambique e Zimbabwe.

Segundo referi, o ministro dos Transportes e Logística, João Matlombe, citado pelo Notícias, a medida visa aumentar o fluxo de viaturas para maximizar os ganhos na fronteira.

A modernização, referiu o governante, deverá passar, pela construção de um sistema digital integrado que permita uma comunicação eficaz entre as autoridades migratórias de Moçambique e Zimbabwe.

A fonte falava esta sexta-feira durante uma visita a fronteira de Machipanda, em Manica, tendo reafirmado que a requalificação deste ponto fronteiriço é parte das medidas que podem melhorar o sistema de transportes.

“Precisamos de equipamentos de alta qualidade e de uma colaboração estreita com a Autoridade Tributária para garantir que o Estado continue a prover bens e serviços de forma eficaz”, disse Matlombe, acrescentando que a agilidade nos processos vai gerar mais divisas para o país.

Orientou às autoridades migratórias e de transportes para colaborarem com o Governo do distrito de Manica na identificação de um espaço apropriado na Estrada Nacional Número 6 (N6) para construir um parque rodoviário integrado e robusto que poderá ser comissionado a terceiros para a sua exploração.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.