Governo quer acelerar ritmo de electrificação para garantir acesso universal até 2030

Governo quer acelerar ritmo de electrificação para garantir acesso universal até 2030

O Governo moçambicano defendeu nesta segunda-feira, a aceleração do “ritmo” de electrificação do país, visando o alcance do acesso universal à energia eléctrica até 2030.

A informação foi avançada pelo ministro da Energia e Recursos Minerais, Carlos Zacarias, que falava durante a abertura do oitavo conselho coordenador do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, que arrancou na cidade de Lichinga, província do Niassa.

“No domínio de energia, é-nos colocado o desafio de aumentar o ritmo de execução de ligações de novos consumidores domésticos, por forma a garantirmos o alcance do acesso universal em 2030”, declarou o ministro, citado pela Lusa, para depois acrescentar que o cumprimento desse propósito passa por fazer chegar a energia da rede pública a todos os postos administrativos do país, visando o alargamento do acesso à electricidade a mais famílias e unidades produtivas.

Dados da empresa Electricidade de Moçambique (EDM) dão conta de que faltam electrificar 81 postos administrativos dos 130 que não tinham energia eléctrica da rede pública até 2019, visando a massificação do acesso da população moçambicana à energia, que actualmente chega a 50% das famílias moçambicanas.

“A electrificação de todos os postos administrativos, cuja conclusão está prevista para 2024, representa um teste à nossa capacidade de mobilização de recursos, bem como de implementação dos projectos” de geração de energia eléctrica, enfatizou Carlos Zacarias.

Segundo o governante, o país tem o desafio de assegurar a conclusão de projectos estruturantes de geração e de transporte de energia até 2024.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.