Governo promete resolver preocupações do profissionais de saúde e professores “a breve trecho”

Governo promete resolver preocupações do profissionais de saúde e professores “a breve trecho”

O Executivo vai solucionar, “a breve trecho”, as preocupações das classes dos profissionais de saúde e professores, garantiu, na terça-feira, o porta-voz, Filimão Suaze.

“Do lado do Governo, através dos ministérios de tutela, estão sendo tomadas medidas para mitigar quaisquer efeitos nefastos pela ausência de um e outro profissional”, assegurou.

Falando à imprensa após a XIII sessão ordinária do Conselho de Ministros, disse que o Governo recebeu informações sobre a greve dos profissionais de saúde com alguma surpresa, dados avanços dos assuntos na mesa negocial.

Associação dos Profissionais de Saúde Unidos e Solidários de Moçambique (APSUSM) iniciou, na segunda-feira, uma greve de 30 dias, que abrangeu mais de 50 mil funcionários em todo o país.

“Do lado do Governo o início desta greve veio com algum surpresa, porque ela é convocada numa altura em que o entendimento que temos é de que o diálogo que corre é cordial”, disse, assegurando que “nós temos crença e expectativa que a breve trecho o assunto poderá merecer o seu fecho”.

Relativamente aos professores, Suaze disse que os trabalhos têm sido cada vez mais frutíferos à medida que decorrem.

“À medida que são esclarecidas as zonas de penumbra sobre as horas extras, e à medida da capacidade instalada, vão sendo pagos aqueles processos que já estão esclarecidos”, assegurou.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.