O governo moçambicano está a mobilizar 30 milhões de dólares americanos para as obras de asfaltagem de 35 quilómetros da estrada 104, entre o distrito de Malema, na província de Nampula, e Cuamba, no Niassa.
Neste momento, decorrem negociações entre o Executivo e a União Europeia, com vista à alocação do fundo. O ministro das Obras Públicas Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, que revelou o facto na visita de trabalho que realizou à província de Nampula, explicou que as obras deverão compreender igualmente algumas intervenções em infra- -estruturas hidráulicas, como aquedutos e pontecas.
Segundo jornal Notícias, Mesquita falava a jornalistas após inteirar-se das obras de asfaltagem da estrada que parte da vila-sede de Malema para o povoado de Canhunha, um troço de 10 quilómetros, que se encontram em avançado estágio de execução, esperando-se que sejam concluídas em Junho.
A conclusão das obras sofreu vários adiamentos, entre outros motivos devido à suspensão da primeira empresa de construção civil, a Gabriel Couto, por incumprimento dos prazos. Depois da suspensão da empresa, o Governo contratou a Jic para a retoma da asfaltagem, no mês de Janeiro de 2021, sendo que a finalização e entrega ao Executivo deviam ter acontecido em Agosto daquele ano, mas o novo empreiteiro também não conseguiu honrar os prazos acordados.
A asfaltagem dos 10 quilómetros é financiada pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e pelo Governo no montante de 482 milhões de meticais.
O ministro disse acreditar que as obras terão a qualidade desejada, uma vez que, no terreno, foram dadas algumas garantias pelo fiscal e pelo empreiteiro.