O Ministério da Economia e Finanças iniciou esta terça-feira, com auscultação pública para a revisão da proposta da Estratégia de Desenvolvimento (ENDE) 2020-2042. Trata-se do instrumento que poderá orientar o desenvolvimento do país no período em análise bem como influenciar outras políticas de planificação de curto, médio e longo prazo.
Numa acção que foi lançada esta quarta-feira, na província da Zambézia, Rosil Tiane, técnica, que falava em representação do Ministério da Economia e Finanças, disse que o objectivo da auscultação é orientar e articular as discussões sobre onde Moçambique quer estar em 2042 e os caminhos a percorrer neste percurso temporal.
Segundo a representante do Ministério das Finanças a revisão da ENDE será feita de forma participativa e inclusiva, com base em diagnósticos, consultas públicas, incluindo documentos oficiais, estudos, inquéritos, e outros instrumentos de referência.
“A ENDE terá um horizonte de 20 anos (2022-2042), e deve se apresentar de acordo com a lei do SISTAFE nº.14/2020. Também, a ENDE poderá trazer o diagnóstico dos principais indicadores de desenvolvimento económico e social do país, os principais desafios que se espera e o cenário macroeconómico dos próximos 20 anos”, anuiu a representante do Ministério das Finanças.