Os salários em atraso na operadora de telecomunicações Tmcel devem ser regularizados na próxima semana, disse hoje, o ministro dos Transportes e Comunicações, no parlamento.
“Posso dizer que a questão de salários na Tmcel será resolvida até à próxima semana, na sua totalidade, já tenho o dinheiro e o processo de pagamento está a ser feito”, declarou Mateus Magala, citado pela Lusa.
A operadora estatal de telecomunicações moçambicana tem registado recorrentes atrasos no pagamento de salários.
Magala justificou a situação com um balanço negativo da empresa, cujo saneamento e reestruturação estão a ser estudados pelo Governo, a par das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM).
“A saúde dessas empresas é frágil, temos de reconhecer isso, dai que nós iniciámos um processo de reformas”, disse o ministro, em linha com as declarações feitas nos últimos meses.
Magala reiterou que decorrem estudos sobre o futuro das duas companhias, prometendo uma decisão até início do próximo ano, sem especificar.
O governante manifestou ontem (quarta-feira) optimismo em relação à recuperação da LAM, avançando que a empresa começou a registar resultados operacionais positivos desde o ano passado.
Admitiu que a melhoria da situação da transportadora aérea estatal tem sido atrasada por uma enorme “bagagem de dívida”, tornando lento o caminho para uma posição líquida positiva.
O ministro disse ainda aos deputados que o executivo está a cumprir a promessa de pagamento de subsídios aos transportadores rodoviários de passageiros nas cidades para travar o aumento da tarifa de transporte derivado da alta dos combustíveis e onda inflacionista global.
Deixe uma resposta