Governo diz que recorreu a empréstimos para suprir défice orçamental de 2022

Home » Governo diz que recorreu a empréstimos para suprir défice orçamental de 2022

Governo diz que recorreu a empréstimos para suprir défice orçamental de 2022

Governo diz que recorreu a empréstimos para suprir défice orçamental de 2022

O ministro da Economia e Finanças, Max Tonela disse ontem que o Governo teve de recorrer a empréstimos internos para suprir o défice no Orçamento de 2022.

O Ministério da Economia e Finanças acompanhado pela sua vice, Carla Louveira falavam esta segunda-feira, ao Parlamento, sobre a execução da Conta Geral do Estado referente ao ano de 2022.

O sector das finanças diz que foi feito ainda um esforço adicional para travar o crescimento da dívida pública, mesmo em situações de défice orçamental, estimado em mais de 14 mil milhões de Meticais, no período em alusão.

“Para o financiamento desse défice, o Governo está a receber, anualmente, empréstimos internos, sobretudo na forma de obrigações do tesouro, como parte da sua estratégia, fixados dentro do limite previsto pela lei orçamental”, disse a vice-ministra da Economia e Finanças, Carla Louveira.

“Temos também a destacar que, para viabilizar esta medida estão a ser consideradas reformas que visam criar canais eficientes de participação no mercado de credores não bancários, com destaque para demais intervenientes participantes do mercado, também introduzindo, assim, o segmento dos investidores institucionais”, acrescentou a governante.

A Conta Geral do Estado do ano 2022 apresentou despesas de mais de 450 mil milhões de Meticais e receitas estimadas em mais de 290 mil milhões de Meticais, o que corresponde, neste último ponto, a uma realização de 97%.

Receba a nossa Newsletter

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.