Governo diz que o país está a dar passos certos na promoção de transporte verde

Governo diz que o país está a dar passos certos na promoção de transporte verde

O ministro dos Transporte e Comunicações, Mateus Magala, disse hoje em Maputo que o país está engajado na promoção do transporte verde e que este é caminho que deve se seguir.

“A revolução verde já é o movimento irreversível e é um imperativo da vida moderna, da vida sustentável, da vida segura, e é o futuro que nós queremos”, disse Magala.

De acordo com o ministro, nesta nova abordagem sobre a transição energética, Moçambique destaca-se através do seu potencial que o confere ao país uma posição privilegiada como fonte de energias limpas que pode desempenhar um papel cardinal na descarbonização da economia da SADC e do mundo.

O ministro lembrou que o país aprovou em Novembro de 2023 a estratégia de transição energética, desenvolvida para direcionar de forma deliberada o desenvolvimento do sector energético do país, de forma a garantir uma transição justa, equilibrada e inclusiva.

Detalhando, Magala, que falava à margem da apresentação do primeiro carro protocolar-eléctrico da embaixada do Reino dos Países Baixos, disse que a estratégia visa promover o uso de transporte verde. Em outras palavras, “do transporte que facilita maior mobilidade usando a energia elétrica proveniente de energias limpas produzidas através de fontes solares, híbridas, eólicas entre outras”, disse o ministro.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.