Governo diz que nova lei de energia vai impulsionar investimentos privados

O Presidente da República, Filipe Nyusi, considera que a aprovação de uma nova lei da electricidade poderá impulsionar a mobilização do sector privado para a área energética.

Para Filipe Nyusi que falava na última sexta-feira na inauguração da rede eléctrica do posto administrativo de Mitande, província de Niassa, “é crucial a aprovação de uma nova lei de electricidade de modo a induzir uma nova dinâmica no mercado energético”.

E neste contexto, de acordo com Chefe do Estado, as sinergias entre o sector público e o privado vão permitir que o Estado moçambicano alcance o objectivo de acesso universal a energia, levando a luz para todos os lares moçambicanos.

“Até finais de Dezembro de 2021, tínhamos 44% da população com acesso a electricidade e o objectivo é atingir 64% até 2024”, afirmou o chefe de Estado, citado pela Lusa.

Entretanto, Filipe Nyusi destacou que o contexto de mudanças climáticas que o mundo atravessa impõe que Moçambique desenvolva uma política energética sustentável, explorando as múltiplas fontes renováveis.

Partilhar este artigo