Governo defende criação de serviços essenciais para regresso de deslocados em Cabo Delgado

A ministra do trabalho e segurança social e chefe da missão do conselho de ministros a Cabo Delgado, defende que o retorno da população deslocada às suas zonas de origem, deve ser acompanhado com a instalação dos serviços essências e da máquina governativa.

Falando este Sábado nos términos da missão do conselho de ministros a esta província, Margarida Talapa disse ser primordial que o poder administrativo esteja no terreno de modo a criar e garantir condições básicas para o retorno da população as suas comunidades.

Talapa mencionou igualmente a sensibilização dos funcionários e gentes de estado para o regresso aos postos de trabalho como um dos elementos essenciais no processo de reconstrução das zonas afectadas pelo terrorismo, num processo que segundo a dirigente deve ser inclusivo a todos os níveis.

A consolidação da limpeza nas zonas afectadas pelo extremismo violento e o reforço a vigilância, foram outras recomendações deixadas por Margarida Talapa ao governo de Cabo Delgado.

A missão do conselho de ministros que durante quatro dias trabalhou em Cabo Delgado, avaliou de forma positiva o envolvimento das lideranças no processo de reconstrução das zonas afectadas pelo extremismo violento.

Partilhar este artigo