O conselho Executivo Provincial (CEP) de Nampula garante que está a aperfeiçoar a capacidade de resposta e resiliência aos eventos climáticos, com os olhos postos na próxima época chuvosa.
Falando há dias num encontro com membros da Comissão do Plano e Orçamento da Assembleia da República, o governador Manuel Rodrigues disse, por exemplo, que na área da saúde está programada a conclusão das obras de construção dos centros de Roeque, no distrito de Ribáuè; Negoro, no distrito de Eráti; e de Reno, em Mecubúri, além de contratação de mais profissionais para o sector.
Na educação, garantiu a construção de salas de aula e alocação de carteiras escolares para cobrir as necessidades que a província tem. Na indústria, o Executivo vai prosseguir com os esforços visando assegurar a industrialização, com realce para o agro-processamento.
Nas obras públicas, a aposta do Executivo de Nampula é concluir a construção de 47 sistemas de abastecimento de água, abrir 466 furos e reabilitar 194 outras fontes.
As atenções estão ainda centradas na reabilitação das vias de acesso, sobretudo as que dão acesso aos centros de produção e consumo, uma vez que maior parte delas está degradada na sequência da ocorrência do ciclone Gombe.
Na área fiscal, o Conselho Executivo Provincial de Nampula pretende melhorar a colecta de receitas, ampliando a base tributária. Compromete-se ainda a continuar a aprimorar o processo de descentralização.
Deixe uma resposta