Governo cria Fundo para o Financiamento do Desenvolvimento Económico Local

Governo cria Fundo para o Financiamento do Desenvolvimento Económico Local

O Governo moçambicano, através do Conselho de Ministros, anunciou a criação do Fundo de Desenvolvimento Económico Local (FDEL), um instrumento que visa impulsionar o empreendedorismo e o desenvolvimento económico local nos domínios da produção, geração de renda e criação de empregos.

Segundo o porta-voz do Conselho de Ministros, Inocêncio Impissa, que falava após o fim da sessão ordinária, o fundo, com uma natureza de conta bancária dedicada, integrada no Tesouro Público, destina-se a financiamento de projectos a moçambicanos, com particular enfoque para jovens nas zonas rurais e urbanas.

“Sobre o acesso, procedimentos, requisitos, enfim, estes elementos de detalhe, poderão ser acedidos depois que fizermos a publicação do decreto aprovado hoje nesta sessão”, disse Impissa, que também é ministro da Administração Estatal e Função Pública.

Na ocasião, o governante explicou que os documentos ainda vão ser definidos e aprovados para regulamentar o Fundo, nomeadamente, o dinheiro a ser disponibilizado para o distrito, autarquia ou província.

Para Impissa, a dimensão territorial, número da população, incluindo o índice da pobreza multidimensional, fazem parte da diferenciação dos montantes a serem distribuídos em cada circunscrição.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.