Governo busca solução para provisão de água potável

O governo está empenhado na busca de soluções financeiras, junto de parceiros de cooperação e desenvolvimento, para garantir a provisão de água potável às populações e o bem-estar das famílias.

Para a construção de alguns sistemas de abastecimento, a nível nacional, o Governo conta com o apoio, em forma de donativo, do Reino Unido.

A garantia foi dada pela Vice-ministra das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Cecília Chamutota, falando em Salamanga, distrito de Matutuíne, província de Maputo, após a inauguração de um sistema de abastecimento de água.

O empreendimento está a beneficiar 3.578 pessoas, mas tem uma capacidade instalada para cerca de 14.400 habitantes, num horizonte de 20 anos.

Chamutota afirmou ao jornal Notícias que com o empreendimento a taxa de cobertura em Salamanga passa de 41 para 91 por cento, contribuindo para que o distrito de Matutuine passe de 79,4 para 81,2 por cento nas zonas rurais, beneficiando cerca de 35,456 pessoas.

“Esta água é captada no Rio Maputo e isso requer um tratamento oneroso, diferente do que acontece com outros sistemas que construímos nas zonas rurais, onde este líquido é subterrâneo e requer apenas a desinfecção e não um tratamento semelhante à deste sistema de Salamanga”, disse.

No presente ano, na província de Maputo já estão em curso as obras de construção de 15 fontes de água dispersas, intervenção de seis sistemas, nomeadamente nos distritos de Boane, Magude, Manhiça e Marracuene.

Acrescentou que com estas acções prevê-se um aumento da taxa de cobertura de abastecimento de água nas zonas rurais de 60,2 para 62,2%, beneficiando cerca de 544.798 pessoas.

“Na prestação do serviço de abastecimento de água entre os grandes desafios, consideramos um que é o maior de todos: garantir a sustentabilidade desse mesmo serviço, depois da entrada em operação do sistema”, disse.

Por seu turno, NnenNe Iwuji, Alta Comissária do Reino Unido, disse que o Governo do seu país investiu neste projecto cerca de quinhentos e setenta mil dólares, o equivalente a cerca de 36 milhões de meticais.

Referiu que desde 2016 o Reino Unido tem um pacote de apoio ao Governo de Moçambique na provisão de serviços básicos de abastecimento de água, higiene e saneamento para as zonas rurais.

“Este apoio é complementado por capacitação das instituições de provisão desses serviços aos três diferentes níveis, central, provincial e distrital, acompanhado por uma assistência técnica contratada para o efeito”, disse.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.