A nova variante de covid-19, Ómicron está a obrigar o governo britânico a acionar plano B para tentar controlar o avanço da sua propagação. Para já, esta quarta-feira, o governo revelou que pretende introduzir o uso de passes sanitários em discotecas e grandes eventos, bem como recomendar o modelo de teletrabalho.
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse numa conferência de imprensa ser “proporcional e responsável passar para o Plano B” perante o avanço da nova variante do vírus SARS-CoV-2, que provoca a Covid-19, cujos dados mostram que o número de casos está a duplicar cada dois a três dias.
“As medidas aplicam-se a Inglaterra, e as regras na Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, são da responsabilidade dos respectivos governos autónomos”, disse o primeiro-ministro britânico.
Entretanto, Boris Johnson considera que há indícios de que a variante Ómicron é mais transmissível do que a variante Delta, e neste sentido, “a lógica implacável do crescimento exponencial pode levar a um grande aumento das hospitalizações e, portanto, infelizmente, das mortes”.