Governo aprova data para recenseamento autárquico 2023

Governo aprova data para recenseamento autárquico 2023

O Conselho de Ministros aprovou, esta terça-feira, o diploma que estabelece as datas de recenseamento para as eleições autárquicas do próximo ano. O período definido para o recenseamento eleitoral vai de 23 de Fevereiro a 05 de Abril, de 2023.

O porta-voz da sessão, Filmão Suaze, fez constar que tal como estabelece a lei, as datas fixadas é resultado de uma proposta da Comissão Nacional de Eleições (CNE).

“O recenseamento para as sextas eleições autárquicas vai decorrer nas áreas de jurisdição administrativa das autarquias locais”, avançou.

O novo ciclo eleitoral do país inicia no próximo ano com a realização das eleições autárquicas, seguidas de gerais em 2024 (presidenciais, legislativas, provinciais e possivelmente as distritais).

Segundo dados da CNE avançados em Junho deste ano, o país precisava de 18,7 mil milhões de meticais para cobrir o próximo ciclo eleitoral. Desse valor, 3,2 mil milhões de meticais seriam destinados ao exercício económico de 2022, 6,7 mil milhões de meticais para as actividades em 2023.

E 8,7 mil milhões de meticais para as gerais de 2024, que deveriam incluir, pela primeira vez, as eleições distritais, apesar das incertezas sobre a sua viabilidade suscitadas, na altura, pelo chefe de Estado, Filipe Nyusi.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.