Governo aposta no melhoramento genético e nutrição de gado

O governo vai investir, este ano, no melhoramento genético do gado, em tecnologia de suplementação e abate de animais que se espera venha a ter impacto na qualidade de carne e aumento da renda dos produtores do subsector familiar.

Com efeito, mil touros, geneticamente melhorados, serão adquiridos e entregues aos produtores, de todo o país, no quadro dos esforços do sector da Agricultura e Desenvolvimento Rural para aumentar a produção e produtividade pecuária.

O director nacional de Desenvolvimento Pecuário, Américo da Conceição, disse ao Notícias que os investimentos na melhoria dos efectivos bovinos, caprinos e suínos, vão permitir maior peso por carcaça e precocidade no abate dos animais.

“Já está a ser feito um trabalho na área de melhoramento genético. Este ano vamos arrancar com a aquisição de mil touros. Esta medida também inclui os pequenos ruminantes, nomeadamente caprinos, suínos e ovinos”, explicou Da Conceição.

Da Conceição acrescentou que o sector tem o desafio de trabalhar na suplementação de animais e na produção de equipamento para o efeito, bem como na construção de infra-estruturas de processamento de carnes, com destaque para os matadouros.

“O Governo tem estado a apoiar o sector privado, tendo sido inaugurado um matadouro, em Pande, na província de Inhambane, para além de outro que entrará em funcionamento na província de Tete. São locais com tecnologias que nos permitem ter carne processada de qualidade”, acrescentou.

Refira-se que, o país dispõe de condições agro-ecológicas, recursos alimentares e genéticos favoráveis para o desenvolvimento da actividade pecuária, com produtividade satisfatória.

Existe ainda um grande número de pequenas e médias explorações pecuárias, com potencial para melhorar, através de cruzamentos dos animais.

Os sistemas pecuários apresentam baixos índices de produção e produtividade. A intensificação da produção pecuária é escolhida como um dos modelos a seguir para aumentar a disponibilidade de carne e contribuir para os objectivos definidos no Programa Quinquenal do Governo (PQG 2020-2024).

O PQG aposta na intensificação da criação de bovinos, com vista a aumentar a produção, produtividade e qualidade de carnes para a segurança alimentar, geração de renda familiar e captação de divisas através de exportações.

Partilhar este artigo