O Governador Tauabo entregou 100 kits de pesca, de conservação, processamento e comercialização de peixes e 20 motores de barco em uma cerimonia em Pemba na quinta-feira, 25 de Julho.
O acto surge no âmbito de implementação do Programa de Estabilização e Recuperação Imediata de Cabo Delgado, as famílias deslocadas e de acolhimento no distrito de Pemba.
Em comunicado, o Governador explica que a ação visa igualmente facilitar a retomada da pesca por parte das famílias afetadas pelo terrorismo nos distritos de Palma, Mocímboa da Praia, Macomia, Quissanga e Pemba.
Representando o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Samuel Akera reafirmou a disposição de sua organização em continuar fornecendo apoio multifacetado ao programa para a estabilização e recuperação imediatas da província.
Falando em nome dos beneficiários, o presidente do Centro Comunitário de Pesca Siricate Selemane expressou gratidão pelo apoio e elogiou os esforços do governo e dos parceiros de cooperação para garantir os suprimentos e trabalhar para melhorar as condições de vida e a renda das famílias.
O Censo da Pesca Artesanal e Aquicultura de 2022 indica que Cabo Delgado tem 91 centros de pesca com uma força de trabalho de 30.625 pescadores, além de 3.825 embarcações e 8.673 conjuntos de equipamentos de pesca.
Deixe uma resposta