O Google anunciou que vai descartar o catálogo de imagens “mini” do seu Gboard, dado a popularidade do Emoji Kitchen e a premente necessidade de evoluir os próprios produtos da empresa.
Em 2018, o Google introduziu os “minis” no Gboard, e ainda no mesmo ano esses recursos evoluíram para os “Emojis”. Desde então o recurso ficou de lado, pois o Google dedicou-se em melhorar outras partes de seu aplicativo de teclado.
O aviso de que o recurso chegará ao fim aparece no próprio Gboard. Usuários que recorrem às clássicas figurinhas recebem a informação de que os “minis serão descontinuados em breve”, no fim de Outubro. Em 2020 o Google fez um anúncio semelhante.
Actualmente, o Emoji Kitchen, que leva a essa remoção de emojis antigos, conta com mais de 14 mil variações. Na semana passada, o Google adicionou 1,5 mil opções. Em vez de personalizar os emojis com reconhecimento facial, o Google retrabalha figurinhas já conhecidas do padrão Unicode com combinações, variações, expressões baseadas em memes e outras coisas inusitadas.