GEF prepara lançamento do novo Fundo Global para Biodiversidade

Representantes de 185 países reúnem-se na próxima semana na cidade canadiana de Vancouver, na 7ª Assembleia Geral da Global Environment Facility (GEF), uma organização que trabalha em prol da defesa do ambiente.

A assembleia que inicia no dia 22, devendo se prolongar até 26 de Agosto corrente, vai passar em revista a actual situação climática no mundo, caracterizada por temperaturas recordes, quer do ar, quer do mar, incêndios florestais mortais e destruitivos e inundações extremas, esperando-se que sirva para traçar os passos para acabar com a perda da natureza e diminuir o calor.

“A perda da natureza e as mudanças climáticas não são preocupações para o futuro” disse o presidente do GEF, Carlos Manuel Rodriguez, através de um comunicado de imprensa citado pela Revista Terra.

“Esta sétima Assembleia do GEF terá um tema claro: a necessidade de trabalharmos juntos de novas maneiras, dentro e entre países e entre sectores, para curar o planeta. Isso significa estar lado a lado como uma família – conectando governos, povos indígenas, empresas, comunidades locais e os jovens líderes que têm uma visão clara sobre o presente e acreditam em um futuro melhor “, ressalvou.

De acordo com fonte oficial daquela organização, um dos destaques da agenda da Assembleia será o lançamento do novo Fundo Global para a Biodiversidade (GBFF).

Trata-se de uma iniciativa que segundo a fonte, servirá para impulsionar os investimentos dos países em desenvolvimento na natureza e apoiará os Povos Indígenas e as comunidades locais para o alcance das metas acordadas na Convenção sobre Diversidade Biológica (COP15), que teve lugar em Dezembro de 2022.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.