O presidente do Município de Xai-Xai, Emídio Xavier, foi agredido neste sábado, no interior da sua viatura, na sua residência, por um indivíduo armado ainda a monte na província de Gaza, sul do País.
O agressor, cujo paradeiro ainda é desconhecido, também vandalizou a viatura do edil. O mesmo era portador de duas armas de fogo, uma do tipo AKM e uma pistola.
Para materializar o acto, o indivíduo interpelou a vítima à saída da sua residência, tendo agredido o edil que sofreu algumas escoriações. Xavier foi prontamente socorrido e evacuado para o hospital provincial de Xai-Xai.
“Aconteceu esse atentado à saída da minha casa, e estou neste momento sob cuidados médicos, em casa, a recuperar do trauma e estou a controlar a situação. Sofri algumas escoriações e trauma”, disse Xavier, citado pela Rádio Moçambique.
Entretanto, o edil tranquilizou os munícipes, afirmando que está bem de saúde. “Estamos bem, e queremos tranquilizar as pessoas para evitarem criar pânico porque o pânico maior já passou”, afirmou.
Por seu turno, o comandante da Polícia Municipal de Xai-Xai, Manuel Alberto, confirma o acto.
“Ao passar pela rua, [o indivíduo] cruzou com uma patrulha e arrancou a arma a um dos colegas posicionado naquele posto e dirigiu-se à residência do senhor presidente”, explicou Alberto.
Já no interior da residência do edil, segundo o comandante, o malfeitor “imobilizou o colega [segurança] que estava lá, arrancou-lhe a pistola, foi até onde estava o senhor presidente”. Partiu com a coronha de AKM, o [vidro da janela do] carro do senhor presidente, desferiu alguns golpes e socos contra o senhor presidente, ameaçando-o. Daí abandonou o local”.
As autoridades policiais, segundo Alberto, já recuperaram as duas armas, explicando que o malfeitor é conhecido pelas autoridades e já foi lançada uma operação para localizar o autor do crime.
Deixe uma resposta