Gás de Rovuma: Entrega de navios gaseiros adiada para 2029

Gás de Rovuma: Entrega de navios gaseiros adiada para 2029

Dois estaleiros sul-coreanos adiaram a entrega de 17 navios gaseiros encomendados para o projecto Mozambique LNG para 2028 e 2029. O projecto, avaliado em mais de 20 mil milhões de dólares, é liderado pela Total Energies, empresa petroquímica francesa.

Os estaleiros sul-coreanos HD Hyundai Group e Samsung Heavy Industries reprogramaram a entrega desses navios para 2028 e 2029, segundo informou a Agência de Informação de Moçambique (AIM).

A encomenda sofreu um atraso, mas continua em marcha, enquanto se aguarda pelo levantamento de “força maior”, cláusula invocada para a paralisação das obras de construção da base logística de Afungi, distrito de Palma, província de Cabo Delgado, onde ocorre a implementação do projecto.

A informação é avançada pela TradeWinds, uma fonte de remessa global de LNG e plataforma agregadora de informação sobre a indústria de GNL, citando os estaleiros contratados.

“A entrega de navios gaseiros de Moçambique foi formalmente adiada para 2028 e 2029”, descreve a TradeWinds, citada  pela agencia.

A publicação escreve que fontes informadas sobre o negócio avançaram que os acordos firmados com os estaleiros da HD Hyundai Group e a Samsung Heavy Industries sobre os navios, foram contratados por quatro armadores em virtude de os acordos assumidos com o projecto de longo prazo, e em função do cronograma de actividades reajustado pela Mozambique LNG que deverá retomar as obras em Cabo Delgado.

Os gaseiros referidos vão transportar gás natural liquefeito das unidades de liquefação até os pontos de regaseificação de gás natural, localizados em terra, próximos aos pontos de distribuição.

Os referidos gaseiros são fundamentais durante o processo de produção de gás e exportação para os mercados. Por isso, o adiamento faz crer que se o projecto for retomado brevemente, como indicam os últimos desenvolvimentos, será possível arrancar com a produção em Afungi nos anos de 2028 e 2029.

Enquanto se anuncia o atraso das encomendas do projecto da Total Energies, o navio do projecto Coral Sul FLNG Mozambique, operado pela italiana ENI, nas aguas profundas de Cabo Delgado, atinge marco satisfatório de produção.

A fornecedora de tecnologia de liquefação Air Products afirma que Coral Sul FLNG passou no teste de desempenho.

A Air-Products é uma multinacional norte-americana cujo principal negócio é a venda de gases e produtos químicos para uso industrial, que fez saber que a sua tecnologia e equipamento de processamento de Gás Natural Liquefeito com dupla mistura de refrigerantes passou o teste de desempenho, atingindo uma produção superior a 3,4 milhões de toneladas por ano.

Segundo uma informação divulgada pelo site LNG Prime, a empresa reafirma a eficiência do processo. “A eficiência do processo AP-DMR, combinada com a utilização de maquinaria aeroderivada, traduz-se numa intensidade de carbono mais baixa do que todos os outros processos de GNL em serviço flutuante”, escreve o portal citando a empresa.

Explica que o envolvimento da empresa com o projecto FLNG começou em 2013 com o trabalho conceptual, resultando na selecção da tecnologia e equipamento do processo AP-DMR LNG.

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