Galp quer apoio do Governo para aumentar fluxo de caixa rumo à economia verde

O CEO da Galp Energia, Andy Brown, disse que pretende aumentar o fluxo de caixa e lucros, e seguir com o plano de transformação estratégica da empresa focado em energias renováveis, biocombustíveis e hidrogénio.

O pilar da petrolífera portuguesa referiu que o objectivo da empresa em tornar suas operações menos prejudicais ao ambiente requer, em maior medida, a intervenção do Governo Português, e da procura dos clientes por produtos com baixos níveis de carbono, segundo o jn. Andy Brown, reforçava, assim, o plano da Galp cessar a prospecção e pesquisa de novos campos de petróleo e gás a partir do próximo ano.

Recorde-se que, durante a Web Summit em Lisboa, o CEO da Galp revelou estarem em curso trabalhos centrados na indústria do lítio. A empresa está a ultimar os detalhes da primeira fase do projecto, que passará por acordos de parceria com outras empresas do sector, mineiras, mas não só, e deverá apresentá-los “nas próximas semanas”.

Tal como adiantou o CEO da petrolífera, a refinação para hidróxido de lítio inicia com mineração, esclarecendo que Portugal é rico em vários recursos necessários ao projecto e tem capacidades elevadas de refinação.

“O que estamos a fazer é a reunir os recursos mineiros e os fabricantes, para criar uma cadeia de valor. E vamos ver que parte dessa cadeia é que poderemos posicionar em Portugal”, explicou.

Uma vez que a indústria de lítio está em franco desenvolvimento em Portugal, Andy Brown, disse que vão ser imensas as oportunidades de emprego e serviços de saúde para as regiões.

As acções da Galp caíram em Junho deste ano, mas de acordo com um comunicado oficial desta terça-feira, a petrolífera melhorou as suas perspectivas para o último trimestre deste ano.

Partilhar este artigo