O Fundo Nacional de Energia (FUNAE) e o grupo JFS lançaram esta quarta-feira, em Cuamba, o projecto “Ilumina Saúde”, que prevê a electrificação de dois postos administrativos e dez centros de saúde nas províncias de Nampula e de Niassa.
O projecto, orçado em mais de 116 milhões de Meticais, vai beneficiar a cerca de 2000 famílias e visa melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento comunitário rural integrado do país.
A iniciativa arranca com a electrificação do Centro de Saúde de Muthaco, no posto administrativo de Lúrio, distrito de Cuamba, prevendo electrificar os Centros de Saúde de Sales, Matarica Lúrio, Malia e Mpamela, na província de Niassa, e Pinda, Mete, Naquessa e Lúrio (em curso), em Nampula.
O projecto prevê ainda a electrificação de duas sedes dos postos administrativos de Gomba e Matondovela, no distrito de Mecula, em Niassa, através da construção de centrais solares capazes de gerar 40 e 60 KW, respectivamente, nos dois anos da vigência do memorando de entendimento entre o FUNAE e o grupo JFS.